A equipe RioBotz, equipe de robótica formada por alunos da PUC-Rio e patrocinada da DENAI, foi a grande vencedora do Winter Challenge 2012, o maior evento de competição de robôs de combate e sumô do Brasil. A competição foi realizada de 7 a 10 de junho, em Jaguariúna, São Paulo, e contou com 190 robôs e 450 participantes, um recorde de inscrições. O robô Touro foi o campeão da categoria de maior prestígio, a de combate até 55kg. Nas semifinais, conseguiu vencer por nocaute o atual campeão mundial, o também brasileiro Orion, da empresa Triton Robôs. Nas finais, precisou enfrentar três vezes o robô Besta, de Itajubá, Minas Gerais, vencendo de virada os dois últimos combates, em uma disputa muito acirrada. Com esse feito, a RioBotz conseguiu manter a escrita de ter vencido todas as oito edições do Winter Challenge, desde 2005.
A PUC-Rio conquistou ainda uma dobradinha no pódio, com o robô Maloney, que conquistou o terceiro lugar.
Na categoria de até 13,6kg, o robô Touro Feather, bicampeão mundial, também conquistou o lugar mais alto do pódio. Após uma derrota por pontos na segunda fase que o levou para a repescagem, precisou nocautear seis adversários para sagrar-se campeão. O ex-integrante da RioBotz Rodrigo Duque Estrada também fez bonito, e com seu robô More Powah conseguiu conquistar sozinho a segunda colocação com sua equipe-de-um-homem-só, a OddBotz.
O robô Touro Jr conseguiu ser campeão invicto na categoria até 5,5kg, a mais concorrida do evento, com 32 robôs inscritos. Logo na segunda fase, precisou vencer o robô Stratosphere, do construtor norte-americano bicampeão mundial Kevin Barker. Na final, nocauteou o robô Tarugobot, da equipe da PUC-PR. Mais um troféu veio do robô Mini Touro, da categoria de combate até 1,3kg, conquistando a terceira colocação.
Na categoria de sumô autônomo inteligente, onde o robô precisa tomar suas próprias decisões sem interferência humana, o robô Pé de Boi venceu todas as disputas, conquistando invicto o campeonato. E, na categoria de sumô rádio controlado, mais uma dobradinha no pódio: os robôs Boi da Cara Preta e Pé de Boi conquistaram a primeira e segunda colocações do evento.