Com 30 anos de tradição, empresa fluminense de vedações industriais quer ganhar novos mercados.

Estreante na Semana Rio Industrial, feira voltada para o parque fabril fluminense, a DENAI Engineering Seals adotou o evento como ponto de partida para uma nova estratégia: ganhar mercados em todo o Brasil.

Com aproximadamente 80% do setor industrial conquistado, no Rio de Janeiro, a DENAI está recrutando representantes em vários estados a fim de ampliar a sua base de clientes.

São 18 vagas de representação comercial com alto percentual de comissão para produtos de alto valor agregado e amplamente utilizado em todas as indústrias do país e do mundo.

As vagas são destinadas a empresas e profissionais de áreas afins.

O foco principal são as regiões Sul, Sudeste, Nordeste e Centro Oeste onde estão concentrados seus potenciais clientes e concorrentes. De acordo com Daniel Danciger, gerente de marketing da empresa, é em São Paulo que estarão o maior número de representantes comerciais da DENAI.

“Queremos fidelizar ao menos um cliente em cada região do país”, afirma ele.

Caso consiga atingir seu objetivo, a DENAI deve fechar o ano de 2013 com um crescimento que, segundo Danciger, deve variar de 5% a 10%. A Distribuidora de Equipamentos Navais e Industriais, denominada DENAI, foi fundada em 1982 no Rio de Janeiro, atuando na fabricação de sistemas de selagem.

Seu fundador Jorge Dansiger, profissional especializado e renomado em selagem mecânica, foi responsável por grandes cases de sucesso, junto a grandes projetistas do setor de petróleo e de geração de energia, entre outros.

Desde então, ao longo de seus 30 anos de atuação a empresa passou a se chamar DENAI Engineering Seals e a fabricar selos mecânicos e sistemas de selagem de desenvolvimento próprio, onde vem se expandindo e ganhando novos nichos de mercado.

Sempre atenta a novas oportunidades de negócio e sem deixar de lado sua core competence a empresa passou a oferecer também o serviço de manutenção de equipamentos rotativos aliados à usinagem de precisão, utilizando-se de máquinas computadorizadas CNC de alta precisão e produtividade.

Hoje a DENAI tem em seu case de sucesso, empresas como: Refinaria de Manguinhos, Transpetro, BR Distribuidora, Ipiranga, Nitriflex, White Martins, Michelin, Loreal Brasil, Ambev, Laboratórios Roche, Laboratórios Mantecorp, Arbor Brasil, Schincariol, Rio de Janeiro Refrescos, entre outras.

Apesar do domínio do mercado fluminense e da estratégia de expansão da empresa, o grande embate da DENAI no setor de selos mecânicos se dá com os produtos chineses e piratas.

Segundo Danciger, muitas empresas chinesas buscaram e continuam buscando o mercado nacional.

“Os selos mecânicos fabricados na China são cópias de projetos de selos mecânicos de outros fabricantes, que, em sua grande maioria, não apresentam boa qualidade de materiais e insumos. Os selos mecânicos são produtos técnicos e de precisão que necessitam atendimento e suporte técnico.”

De acordo com ele, o alto custo para manter uma empresa no Brasil garante o mercado nacional transformando este fator em uma grande barreira de entrada para os novos players asiáticos. Outro desafio, apontado pelo gerente, é a concorrência de fornecedores piratas.

“Atualmente existem fornecedores piratas que supostamente fabricam selos mecânicos, sem ter conhecimento técnico e estrutura para isso. Tais fornecedores fazem cópias de produtos DENAI e de outros fabricantes, com materiais e insumos de qualidade inferior que não atendem as normas e são vendidos como solução genérica a preços mais baixos que os originais”.

Segundo Danciger, a maneira para combater os piratas e a invasão chinesa está na diferenciação.

“Nosso diferencial está na nossa forma de tratamento de cada cliente. Nosso cliente é tratado de forma customizada através de uma equipe técnica composta por engenheiros e técnicos, sempre com projetos de selos mecânicos desenvolvidos para atender especificamente o processo produtivo de cada cliente.” afirma.

Além da Semana Rio Industrial, a DENAI estará com uma ampla campanha nacional de consolidação da marca através de anúncios em revistas especializadas, portais de fornecedores e feiras.

A Semana Rio Industrial acontece entre os dias 22 e 25 de agosto deste ano, no pavilhão 2 do Riocentro. A estimativa da Diretriz, empresa organizadora do evento, é reunir cerca de 200 marcas expositoras para um público estimado de 25 mil visitantes. O volume de negócios deve chegar a R$ 150 milhões.